quinta-feira, 1 de março de 2012

Gerbil, esquilo da Mongólia

Este bichinho simpático e elétrico chamado esquilo da mongólia, vulgo Gerbil, é uma ótima opção de animal de estimação,tem um temperamento '' elétrico" , roem tudo, absolutamente tudo o que vêem pela frente, mordem com facilidade se assustados,tem basicamente os mesmo habitos dos hamsters, so que são bem mais "levados".
Certa vez eu coloquei um pote com talco de banho seco( de um plastico relativamente grosso e resistente) para meus dois Esquilos, 10 minutos depois, so restou a parte debaixo do potinho :) 
Quanto a alimentação, sementes, algumas frutas e verduras de vez enquando.Recomendo fornecer água em uma tigelinha de vidro, pois potes de plastico serão comidos em questao de minutos, e os bebedouros terão a mangueira roída :)
São bastante comiloes,entao deixe bastante comida a vontade, tenha cuidado ao pegá-los, se assustam fáceis, e suas mordidas sao um tanto doloridas, eu mesmo tenho varias marcas nos dedos, nao os pegue pelo rabo, pode machucar e eles nao gostam muito. 
A gaiola, pode ser a de Hamster , rodas de exercicio sao opcionais, mas ja adianto, vão durar alguns minutos inteiras, por experiencia propria.Nao use rodas de metal,eles podem prender o rabo nos espaços e machucar tendo que ser amputado. 
Se quiser ter mais de um esquilo, compre um casal ou dois machos, no mundo dos Gerbis, as femeas sao as "lideres"  e brigam ate a morte pela "posse" do territorio.Do contrario, convivem como num casamento, se dão bem para o resto da vida, nao brigam, é muito interessante a harmonia entre os mesmos. Eu tenho dois machos, e sao muito interessantes, mas sao complicados de manusear, me mordem muito, e sao muito agitados, jogam toda a maravalha da gaiola para fora, comem a parte de plastico da gaiola, etc, etc,etc.

Benjamin e Loiro, meus Esquilos da Mongólia







• Quando criada sozinha, a fêmea só aceitará o macho na época de reprodução. É interessante juntá-los antes dos dois meses de idade e não mantê-los separados por mais de 24 horas. Caso contrário poderão ocorrer brigas. 
•Tem em media 6 filhotes por gravidez, e seu cio é a cada 4 ,5 ou 6 dias. 
Gerbos preservam muito o extinto selvagem, é bem dificil que fiquem mansos como o porquinho da india por exemplo, por isso é mais interessante te-los para observar e nao manusear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário